sexta-feira, 11 de junho de 2010

A dimensão social do homem enquanto Imagem de Deus


Na busca de encontramos cada vez mais a face de Deus na sociedade moderna, buscamos sempre pontos de referências para nortear a vida em conformidade com os verdadeiros valores éticos da pessoa humana. A resposta para essa busca está na contemplação da dimensão social de Deus, que sendo trino, vive em perfeita comunhão interna e quer está em comunhão com os homens.
Tendo como paradigma a Trindade, não se pode esquecer o seu projeto ao criar o homem, isto é, não podemos distanciar a dimensão da fraternidade e da comunhão, pois quando Deus cria o homem à sua imagem, dá-lhe uma capacidade natural de conhecê-lo e amá-lo. Esta mesma capacidade de se relacionar com Deus, significa principalmente a capacidade de conhecer e amar o Criador, isto é, sua condição de socialização com o divino. O homem somente porque é imagem de Deus pode relacionar-se de modo efetivo e racional com ele.
O homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus. Tendo sido feito dessa forma, o homem não pode exaurir a representação do Ser infinito de Deus, mas traz em si, por constituição divina, duas vocações: criado à imagem de Deus, deve resplandecer nele a comunhão com os irmãos, aos moldes daquela que as pessoas divinas possuem entre si, pois assim como entre as pessoas divinas, entre os homens também devem existir a fraternidade e o verdadeiro amor; constituído para atuar em semelhança com o agir de Deus, o agir do homem em reciprocidade de respeito e de liberdade para com os outros, expressa a dimensão social que o liga ao mundo dos outros como pessoa e como sociedade, e na mais profunda dimensão de pessoa, interliga-o também com Deus através dos irmãos, pondo em destaque a fraternidade, baseada na dignidade individual do ser humano, permitindo um respeito multo.
A dimensão social da imagem de Deus realiza-se plenamente na obra da sua criação, gerando no homem uma concepção de criatura e de imagem e semelhança ao seu Criador, no relacionamento do amor perfeito fruto da verdadeira caridade para com o seu semelhante, não esquecendo que é obra cósmica na obra de Deus, pois o individuo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamado, por graça, a uma aliança com seu Criador, a oferece-lhes uma resposta de fé e de amor que ninguém mais pode dar em seu lugar. A dimensão social do homem tende à construção do corpo de Cristo que é a Igreja, que se reúne à imagem da Trindade.
Portanto, a dimensão social do homem enquanto imagem e semelhança de Deus se expressa no seu relacionamento com esse mesmo Deus, em sua abertura para acolher o seu projeto e se projeta na vivência específica de cada homem, inebriando seus atos da mais profunda fraternidade e solidariedade, pois num mundo que Deus é Pai, todos são chamados a viver como irmãos.

Robério Nunes Maia
Aluno do 2º Ano de Teolgoia

2 comentários: