segunda-feira, 24 de maio de 2010

UM POUCO DE CULTURA MARIANA

“Onde quer que palpite uma alma brasileira...

O doce nome de Maria soa qual música divina,

Uma exclamação tópica,

Uma interjeição fremente,

Ou num desafogo magoado”.


VOCÊ SABIA???


No ano de 431, durante o Concílio de Éfeso, foi proclamado o 1° DOGMA MARIANO: a Maternidade Divina de Maria. E o que isso significa???? Significa o reconhecimento da Igreja que a excelsa mãe é “Verdadeiramente Mãe de Deus” – THEOTÓKOS, isto é, ela é mãe de Jesus Cristo, possuidor das naturezas divina e humana (cf. Gl 4, 4). Na ocasião da proclamação deste ato de fé, São Cirilo “cai de joelhos e reza, na presença de todos: “Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pobres pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”. Compondo assim, uma oração, das mais belas e profundas, que exprime as bem-aventuranças realizadas em Maria, o reconhecimento de que Jesus é Filho de Deus e a certeza da intercessão de Maria por nós, junto a seu Filho, o mesmo que nos entregou aos seus cuidados maternos (cf. Jo. 19, 26-27).

A Ave Maria é composta pela honrosa saudação que o arcanjo Gabriel fez à jovem (cf. Lc. 1, 28), pela respeitosa exclamação de sua prima, Izabel (Lc 1, 42) e pela Igreja. A união dos dois textos bíblicos data do século VI. A forma definitiva desta oração vem da Reforma Litúrgica de 1568 do Papa Pio V.

A Ave Maria é um orvalho celeste que umedece a terra”, a mesma terra que outrora fora semeada e na qual “renderam trinta, sessenta e até cem frutos por um” (cf. Mt. 13, 8). “Mãe de Deus, salve! Ninguém jamais poderá saudar-te de um modo mais estupendo do que um dia o fez o arcanjo: ‘Salve, Maria, cheia de graça.”

Meus irmãos e irmãs, é uma honra para nós vivermos tamanha devoção a esta mulher que tão sábia e humildemente nos conduz ao Caminho, nos mostra a Verdade e nos dá à Vida.


“Peça à Santíssima virgem que leve você a Jesus, seu Filho Divino.

Ela é a porta na qual é preciso bater.

Bate e se lhe abrirá.”

(Pe. Jean-Léon Le Prevost)

Salve Maria!!

Ir. Gilson Feliciano, s.v.


Nenhum comentário:

Postar um comentário